sexta-feira, 8 de abril de 2016

O filósofo e a musa



O "filósofo" Paulo Ghiraldelli deve estar perdidamente apaixonado pela Janaína, a advogada também conhecida como a Louca do Largo de São Francisco. Só pode ser isso. Só uma paixão desenfreada pode nublar a visão e o entendimento de uma pessoa ao ponto da distorção das imagens e da confusão sonora. Quem viu e ouviu Janaína sabe que sua apresentação foi patética, grotesca. Coisa de atriz ruim interpretando um personagem de novela gospel. Nem o Jornal Nacional, sedento por qualquer fato que aponte para a derrubada do governo Dilma, teve coragem de exibir a cena. 
Ghiraldelli, no entanto, escreveu e falou que Janaína é sexy, que sua ira é santa, que sua retórica é a retórica dos tribunais. Faz crer o "filósofo" que são azinimiga que estão com inveja dos cabelos soltos ao vento e do rebolado roda bandeira da moça. Para ele, Janaína é musa, é a cara da indignação, é o grelo duro que faltava nas trincheiras da oposição.
O discípulo de Platão não está sozinho na defesa da advogada. Até pessoas com menos tesão e um pouco mais de bom senso andam dizendo que as críticas endereçadas à Janaína têm conteúdo machista, misógino, sexista. Ora bolas, depois de termos assistido à barbárie cometida contra a Presidenta Dilma, contra a deputada Maria do Rosário, contra Letícia Sabatela e tantas outras mulheres dignas e com passado de lutas pela democracia é que vêm falar de sexismo? O próprio Ghiraldelli publicou uma tirinha insinuando que o apoio de Sabatela à democracia e ao estado de direito era interesseiro. Para continuar "brincando de cantora". Claro que ele ignorou que Letícia Sabatela se posicionou como opositora ao governo Dilma e disse isso muito claramente para os microfones e para a presidenta. 
Mas voltando à advogada Janaína é bom que se diga que ela não é sexy, é apenas ridícula. Que sua ira não é santa, sequer é ira. Janaína é só mais uma oportunista com um discurso tosco típico de pastores neo pentecostais e desses dias interessantes que vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário