quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Existe algo pior que o 7 X 1? Sim, Dunga



O  jogo foi no Rio. Dunga, era o técnico do Inter. O adversário, se não me engano, o Botafogo. Por achar que o gandula estava retendo a bola, Dunga partiu pra cima do rapaz e quase o agrediu. Empurrou, xingou, tomou-lhe a bola das mãos.
Dias depois, no Redação Sportv, um convidado, que pelo que entendi era um comediante da Globo, disse que Dunga deveria ser banido do futebol. O comediante falava sério e não se referia apenas ao episódio do gandula. Era o conjunto da obra.
Dunga, o único capitão da Seleção que xingou a taça ao recebê-la, sempre se mostrou um grosso, um sujeito intratável e burro. Não pude mais que concordar com o comediante. A ausência de Dunga dos gramados seria um acréscimo ao futebol.
Durante sua primeira passagem pela Seleção Brasileira como técnico, os atritos com a imprensa foram quase diários. Dunga destratou, ofendeu, tentou fazer ironias e chacotas. Claro que a culpa não era dele. Culpados foram os que o chamaram para dirigir a Seleção. O sujeito não havia dirigido nem time de botão e recebeu o cargo mais importante do país, depois da Presidência da República, sem que ninguém entendesse o motivo. Já tínhamos a experiência de contratar um neófito para o cargo, mas nem mesmo o fracasso de Falcão serviu para que os dirigentes tomassem juízo com relação à escolha do técnico da Seleção.
Agora o temos de volta depois de fracassar na Copa de 2010 e no Internacional de Porto Alegre.
A seu favor havia um fato: Dunga, apesar da burrice congênita e patológica, consegue aprender algo. Assim foi como jogador. Quem o viu no Inter e no Vasco dando botinadas  e carrinhos, jamais poderia supor que ele se tornaria o jogador útil que foi na conquista de 94. Como técnico ele aprendeu a falar “conosco” substituindo o “com nós” de suas primeiras aparições e entrevistas. Já era alguma coisa.
Mas mal começou seu novo trabalho, vimos que Dunga pouco ou nada aprendeu alem do uso do pronome. No amistoso contra a Colômbia, o vimos com cara de ódio esbravejando por causa de uma suposta falta não marcada. O olhar rútilo, a boca trêmula a expelir os perdigotos de uma injustificável indignação. E  veio o jogo contra a Argentina. Os gestos que dirigiu para o banco dos rivais, já nos acréscimos ao tempo regulamentar, mostraram mais que um espírito tacanho e um homem mal educado, mostraram um descontrolado, um energúmeno que jamais entenderá a grandeza da Seleção.
Além do conhecimento de futebol, que obviamente ele não tem, o cargo de técnico da seleção exige postura, conduta adequada e um mínimo de educação. Dunga não tem nada disso. Depois do episódio no amistoso contra a seleção argentina, Dunga, provou que o comediante da Globo tinha razão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário