domingo, 22 de novembro de 2015

Os suspeitos de sempre





            Numa das últimas cenas de Casablanca, logo após o personagem vivido por Humphrey Bogard ter matado o oficial alemão,, o policial francês, para acobertar a morte do nazista, ordena a seus homens: _Prendam os suspeitos de sempre. 
            Prender os suspeitos de sempre foi um costume que os franceses cultivaram durante todo o tempo que ocuparam o Marrocos e a Argélia. Com a eclosão dos movimentos pela independência e seus atos "terroristas" havia que dar uma satisfação aos investidores franceses que haviam apostado na estabilidade do colonialismo naquela região. Sem ter o que fazer para deter a onda libertária prendia-se os suspeitos de sempre.
            Hoje, os suspeitos de sempre continuam sendo presos e como sempre as ações da polícia, a mesma polícia que foi incapaz de prevenir os atentados, dão uma satisfação à sociedade. A ninguém lhe ocorrerá questionar que métodos a polícia francesa está usando nos interrogatórios dos suspeitos de sempre e caso questione certamente apoiará torturas e toda espécie de violação de direitos. A histeria coletiva que se segue a um ataque como o ocorrido em Paris é um terreno fértil para que toda a liberdade seja restringida, principalmente a liberdade dos suspeitos de sempre.
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário