sábado, 23 de agosto de 2014

Marina ou Aécio? O conservadorismo vai escolher.



Leonel Brizola, além da liderança e do espírito de estadista, tinha apurado faro político. Ainda assim errou feio em 89 quando previu que a candidatura Collor se derreteria como gelo com o correr da campanha.
Também Ricardo Noblat viu a possibilidade de Collor estar fora do segundo turno quando faltavam pouco mais de duas semanas para o pleito
 Com o apoio dos meios de desiformação, o caçador de marajás foi eleito e o resto é história.
Hoje, há quem diga que Marina, apesar do apoio irrestrito daqueles mesmos meios de desiformação, é motivo de chacota e descrédito por parte de politicólogos e jornalistas ligados aos grandes interesses, que só a querem para forçar o segundo turno. Pouca gente a leva a sério como candidata.
 Mas numa eleição em que a direita tinha de apostar no fraco e complicado Aécio, por falta de opção, a presença de Marina é um alento para as forças do conservadorismo. Mantendo o mesmo patamar de votos da última eleição, Marina certamente provocará o segundo turno que muitos dos apoiadores ocasionais de Aécio já viam como miragem.
O cenário perfeito para os que agora apóiam a candidatura Marina Silva na vaga deixada por Eduardo Campos, seria um segundo turno com Aécio e Marina. A rejeição da eco-evangélica por grande parte do eleitorado e seu discurso sibilino,  fariam o serviço em favor do preferido das oligarquias e aeronautas.
No segundo dia dos presidenciáveis no horário eleitoral no rádio e na TV, Marina  não deu o ar da graça. O programa do PSB exibiu as fotos de Eduardo Campos ao lado da acreana. Por quanto tempo resistirá a comoção popular pelo agora cabo eleitoral defunto, é uma incógnita.
Resta saber em quem serão depositadas as fichas dos representantes dos grandes negócios. Creio que isso dependerá das futuras pesquisas de opinião e das primeiras aparições de Marina na campanha eletrônica. Essa gente é muito pragmática e Aécio pode estar embarcando num vôo de Cláudio rumo ao ostracismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário