sábado, 27 de dezembro de 2014

Sei lá



Qual o significado da aproximação dos EE.UU e Cuba? _ Não faço a menor idéia. Apenas acompanho atônito o noticiário que fala do acontecimento histórico e acena para, quem sabe talvez um dia, o fim do embargo econômico a Cuba.
O fato do embargo só poder ser levantado pelo congresso americano, de maioria conservadora, só merece um ligeiro comentário em tom menor dos analistas. A intervenção de Sua Santidade, o Papa Francisco, inventor da bondade, fundador da nova igreja católica e defensor dos oprimidos, é o que domina todas as análises do jornalismo ternurinha.
Mas se fico atônito não é pelo restabelecimento das relações diplomáticas e pelo, quem sabe talvez um dia, fim do embargo. O fato é que no mesmo bloco de notícias que fala da ligação telefônica de mais de uma hora entre Obama e Raul Castro, nos contam do endurecimento do embargo imposto à Rússia e das hostilidades de toda ordem com que o governo americano afronta a Venezuela.
Mesmo antes de mostrar qualquer serviço, Obama foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz. Agora, com o gesto de, quem sabe talvez um dia, terminar com o anacrônico embargo econômico imposto a Cuba, já li um editorial que, se não afirmava, pelo menos, insinuava que o havaiano fazia jus ao prêmio. Ou seja: a Academia Sueca tivera a premonição de que daquele mato iria sair coelho.

Vai sair? Sei lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário