terça-feira, 7 de outubro de 2014

O voto consciente do sul e do sudeste



Em São Paulo, Tiririca, Russomano e Marco Feliciano foram os mais votados entre os que disputavam uma cadeira na Câmara dos Deputados. O maior estado da federação também mandou para Brasília, Sérgio Reis, o missionário José Olípio e o filho do Bolsonaro. Isso sem contar que entre os que não se elegeram, estão o Dr, Rey com mais de 21 mil votos, o cantor Frank Aguiar, com mais de 26 mil e ex-BBBs que juntos levaram mais alguns milhares de votos.
Os paulistas também elegeram, no primeiro turno, o Picolé de Chuchu, cuja maior façanha no comando do executivo paulista, foi deixar os paulistanos sem água.
No Rio, o campeão de votos foi Jair Bolsonaro seguido por Clarissa Garotinho. O segundo turno que irá decidir quem ocupará o Palácio Guanabara, terá Pezão, o desconhecido filhote de Sérgio Cabral Filho e Marcelo Crivela, pastor da Igreja Universal e sobrinho do proprietário da seita. Em terceiro lugar ficou Garotinho, aquela gracinha.
Os gaúchos mandaram para o senado, Lasier Martins, jornalista que fez carreira no grupo RBS afiliado à Rede Globo. Lasier ficou conhecido através da internet num vídeo em que toma um choque elétrico. Fora isso, sua trajetória como jornalista não tem maior relevância. Pouco antes da eleição, ele recebeu uma colega e concedeu entrevista. As respostas, todas clichês, estavam escritas e ele as lia sem o menor constrangimento.
 Por falar em constrangimento, o ex-jogador de futebol, Jardel, foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul com mais de 40 mil votos. O cearense sequer residia no estado e transferiu para lá seu título com o intuito de disputar a eleição. Quem assistiu a entrevista que Jardel concedeu ao pessoal do “Na chincha” do click RBS pouco antes do pleito, sabe do que estou falando.
O povo do Distrito Federal preferia eleger José Roberto Arruda, um dos poucos políticos brasileiros que foi filmado metendo dinheiro de propina nas meias. (Pelo geral, usam-se cuecas para esse fim). As pesquisas feitas antes que a justiça eleitoral o considerasse inelegível, davam mais de 60% das intenções de voto para Arruda. Depois do indeferimento de sua candidatura, Arruda  ameaçou:_"Agora sou cabo eleitoral"e meteu sua mulher como vice na chapa de Jofran Frejat que vai disputar o segundo turno.
Santa Catarina elegeu como senador, Dário Berger. O político está com seus bens indisponíveis por conta dos processos que correm contra ele. Berger foi condenado por nomeação ilegal pela Fazenda Pública e terá que pagar multa que ultrapassa 330mil reais.  Ainda assim, Berger doou 100 mil reais para a própria campanha. A doação também foi bloqueada pela justiça. Contra Berger tramitam outros processos que agora devem seguir para o Supremo logo depois da diplomação do novo senador. O segundo colocado na eleição para o senado foi Paulo Bornhausen. O sobrenome fala por si.
Paulo Hartung foi eleito governador no Espírito Santo com mais de 53% dos votos úteis. É a segunda vez que Hartung  governará o estado. Na sua primeira passagem pelo Palácio Anchieta, Hartung deixou dúvidas no Tribunal de Contas do Estado. Várias empresas que prestaram serviços ao seu governo entre 2003 e 2010, fizeram repasses a Econos, uma empresa de consultoria que tinha Hartung como sócio. Foram mais de 5,8 milhões de reais. Hoje, quem representa a empresa é José Teófilo Oliveira que foi secretário da fazenda do governo Hartung. O Tribunal de Contas também apura  as 75 viagens feitas por Madame Hartung ao Rio. Os filhos do casal moram na Cidade Maravilhosa. Não os culpo, mas as viagens foram pagas com dinheiro público.
Como se vê, votar no que há de pior da política nacional não é coisa de nordestinos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário