sábado, 21 de junho de 2014

Copa



Antes do jogo Itália e Costa Rica, Cesare Prandelli, o técnico italiano, disse sobre o adversário em forma de elogio:_A Costa Rica alia a organização européia com a fantasia sul-americana.
Assim como todos nós, o técnico italiano deve ter ficado surpreendido com a atuação da equipe centro-americana diante dos atônitos uruguaios. Mas parece que pouco aprendeu da lição dada por Jorge Pinto e seus comandados. 
Mesmo durante o jogo, nossos comentaristas repetiam a frase que, por ser “elogiosa”, parecia conter alguma verdade. Pois não tinha. De que organização européia nos fala Prandelli? A de sua equipe cuja única arma é a inspiração de Pirlo? Da equipe inglesa que tem na bagunça defensiva o sinal mais óbvio de falta de treinamento? Ou da Espanha, que apanha de qualquer um que saiba minimamente trocar passes diante de sua imobilidade?
De que organização nos fala Prandelli? Será que os europeus vão sempre se agarrar a estereótipos geográficos e raciais para definir o futebol? Que organização se pôde ver no time fraquíssimo da Suíça que foi goleado pela França? Ou da seleção da Bélgica que chegou despertando grande interesse e só venceu a pobre Argélia na base do bumba meu boi?
De Portugal, o time de um homem só, é melhor nem falar. Ou melhor, podemos falar do Mourinho, que antes do jogo dos costarriquenhos contra os italianos vaticinou que o time de Jorge Pinto não repetiria a boa atuação que tivera diante dos uruguaios e cravou 3 pontos e classificação para a Itália.
Futebol organizado se viu na Costa Rica, no México, no Chile. Mesmo assistindo pela TV, que por ter de perseguir a bola priva o telespectador do conjunto, nota-se claramente um plano de jogo, uma organização tática, nesses times.

Comentários como esse de Prandelli, são sempre ouvidos de técnicos e jogadores europeus e repetidos por nossos comentaristas esportivos, cada dia mais xenófilos, como se fossem valiosos ensinamentos. E são apenas estereótipos, preconceitos, equívoca noção de superioridade intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário