quarta-feira, 25 de junho de 2014

Vai dar empate



Na copa de 1974, jogaram Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental para definir quem seria o primeiro colocado no grupo. O vencedor da chave pegaria o Brasil nas quartas de final. A poderosa Alemanha Ocidental, que seria a campeã daquele torneio, perdeu propositadamente para a fraca Alemanha Oriental e se desviou da Seleção Canarinho. Jogou contra os poloneses e foi à final contra os holandeses. O brilhareco de vencer os rivais capitalistas estava de bom tamanho para os “orientais” e para a propaganda do partido comunista. Todos ficaram felizes.
Em 1982, Alemanha Ocidental e Áustria fizeram o último jogo da chave. A Áustria tinha quatro pontos, fruto de suas vitórias contra Chile e Argélia. Os argelinos haviam vencido a Alemanha e Chile e também contavam quatro pontos, Os alemães só haviam vencido os chilenos e necessitavam da vitória contra os austríacos para seguir na competição. Aos austríacos não importava a derrota desde que não fosse por mais de um gol. A Alemanha marcou logo no início da partida. Depois do tento alemão, as duas equipes ficaram tocando bola por mais de 85 minutos sem se agredirem. O resultado classificou as duas seleções e deixou a Argélia, que teve sua melhor participação em copas naquele ano, de fora. O episódio foi apodado de “a vergonha de Gijón”.
Logo mais, jogaramm Alemanha e Estados Unidos, Um empate classifica as duas seleções, mas uma vitória dos americanos colocaria esta seleção como primeira do grupo. Não creio que a ambição americana, antes de começar o mundial, fosse esse. Imagino que Klinsmann e seus comandados sempre pensaram em disputar o segundo posto com Portugal. A passagem para as oitavas já seria uma conquista e tanto para os yanques, e ela está aí, ao alcance das mãos, por um empate. O engraçado é que nem os portugueses nem a crônica esportiva brasileira ( exceção para Carta Capital) estão aventando a possibilidade de armação. Seguem fazendo contas inúteis.

Se eu fosse apostar, apostaria no pragmatismo dos alemães e do técnico alemão dos Estados Unidos. Vai dar empate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário