sábado, 14 de fevereiro de 2015

A solução privatista: venda-se o sofá



Quando morei na Argentina estava no fim o governo de Raul Alfonsin. Era uma época de caos. Inflação, levantes militares, recessão econômica e escândalos de corrupção faziam parte do cotidiano. Dizia-se que 1000 empresas fechavam suas portas a cada mês e que os trens urbanos davam um prejuízo diário de 1 milhão de dólares.
A questão dos trens me parecia óbvia: era o sistema de cobrança das passagens. Diferentemente dos trens cariocas que eu conhecia, a venda de bilhetes nos trens argentinos era feita num guichê já dentro da gare . Um cobrador ia de passageiro em passageiro perfurando os bilhetes dos que já haviam pagado e cobrando os distraídos. Além do mais, os preços variavam de acordo com o trajeto percorrido. Pouca gente pagava e quem pagava comprava o bilhete mínimo. Os jovens e os muito duros trocavam de vagão a cada estação para evitar o cobrador e sua maquininha de perfurar bilhetes.
Nelson Rodrigues já disse que só os santos e os sábios vêem o óbvio, e eu não possuo santidade nem sabedoria. O que me parecia óbvio era apenas o disfarce, o engodo, a ineficiência planejada. O que estava por trás do prejuízo de 1 milhão de dólares era a sanha privatista que por aqueles dias entusiasmava os incautos e os simplistas. Tanto era assim que ao regressar ao Brasil, em 1990 comecei a ler na imprensa daqui que os trens cariocas davam um prejuízo de 1 milhão de dólares, diariamente. Pois é, a mesma quantia, uma coincidência dos diabos.
 Naqueles tempos 1 milhão de dólares era algo que assustava. A quantia redonda e em moeda estrangeira fugindo dos cofres públicos diariamente, fazia a opinião pública pender para as teses privatistas. Havia que se estancar a hemorragia e a iniciativa privada estava aí para contribuir com o progresso do país. Com um pequeno, modesto lucro, é claro.
 Lá e cá os trens foram privatizados. As passagens, que eram baratas, se tornaram tão caras quanto as dos ônibus e dos metrôs e os acidentes começaram a acontecer tanto lá como cá. Acidentes de vulto, com mortos e feridos. Numa única estação de Buenos Aires houve dois acidentes com vítimas fatais e aqui ficou comum vermos nas reportagens da TV passageiros caminhando sobre as vias depois de mais um acidente ou pane no sistema.
A propalada ineficiência do serviço público foi o mote para a entrega de empresas lucrativas e consolidadas ao capital privado. Não se procurou melhorar o desempenho dos administradores, não se cogitou qualificar quadros, não se pensou em um “choque de gestão”. Fizeram o que fez aquele marido que ao chegar em casa encontra sua mulher e seu melhor amigo no sofá da sala em colóquio de amor, como diz o samba de Moreira da Silva. E o que fez o marido traído? Botou na rua a adúltera? Quebrou a cara do Ricardão? Não, o homem vendeu o sofá.

Com o escândalo da Petrobrás e sua repercussão poucos serão os que proporão o saneamento da empresa, a valorização de seus funcionários de carreira, a ocupação dos cargos de segundo e terceiro escalão por técnicos gabaritados, a transparência de seus contratos. Vão querer vender o sofá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário