quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Você tem fome de que?







Há algum tempo atrás, uma foto ganhou o mundo. Nela um menino africano está sentado no chão. A cabeça grande, o ventre bojudo e os membros esquálidos. Está morrendo de inanição. À volta, abutres rondam o infeliz. Não se sabe o que lhe deu a morte, se a fome ou os impacientes abutres. A foto só registra seus últimos instantes de vida.
Em nome não sei de que tipo de ética, o fotógrafo não interveio. Registrou o momento terrível e foi embora. De barriga cheia, bolso cheio, talvez num jatinho fretado. Algum tempo depois, o autor da foto fez a única coisa descente que poderia ter feito; matou-se.
Esse tipo de sensacionalismo travestido de denúncia social é coisa comum. Uma foto dessas, alavanca uma carreira, ganha prêmios humanitários, participa de exposições, faz do autor uma celebridade nos meios jornalísticos. Para nada serve aos fotografados, moribundos ou miseráveis. Seu sofrimento é por demais sabido sem que nada seja feito.
A fome na África é um tema que vem servindo de discurso fácil a muitos interesses. Nos dias de hoje, quando as mudanças climáticas são o centro das atenções, muitos ativistas falam que as conseqüências de tais mudanças atingirão mais profundamente os mais pobres. Se estamos vendo a televisão, tão logo é dado esse alerta, aparecem cenas de mulheres africanas em campos de refugiados, carregando seus filhos ou a foto do menino moribundo. Na verdade, o que assistimos hoje é a quebra da safra americana devido às condições climáticas, mas tal fato não mexeria com nossos corações e mentes, por isso há que se mostrar a miséria e a fome na África. Mas tem pior.
Não faz muito tempo, o governo de um país africano foi convencido por uma organização não governamental e não nada, a não receber uma grande doação de alimentos pelo simples fato dos alimentos serem transgênicos. O fanatismo alimentar dessa organização e a estupidez do governante, devem ter provocado milhares de mortes por inanição.
Não longe de nós esse tipo de concepção vem fazendo estragos. Virou fato comum a exaltação dos plantios orgânicos pelos meios de comunicação. Os alimentos assim produzidos são caríssimos e chiquérrimos. Os preços altos são explicados, é claro, pela menor produtividade desse tipo de agricultura. Ou seja, para produzir a mesma quantidade de alimentos que seriam produzidos pela agricultura tradicional, mais terra é necessária. Mas os propagadores da idéia dos orgânicos também são contra o desmatamento e nada têm a dizer sobre a reforma agrária. A conta não fecha. Mas para eles não importa.
O agricultor já está vendo que os consumidores desse tipo de alimento pagam pelo produto sem chiar e o novo nicho de mercado vai se tornando cada vez mais atrativo. Uma conseqüência disso é que a luta pelo banimento de certos agrotóxicos, já proibidos na maioria dos países, perde força. É como se a solução para o problema já tivesse sido encontrada. Não foi. Tampouco o descaso pela fome alheia diminuiu. Pelo contrário.
Existe uma música dos Titãs, se não me engano, que virou uma espécie de hino da revolta contra nada. Em sua letra diz o poeta: _”A gente não quer só comida”. Ora, quem associa o substantivo “comida” com o advérbio “só”, não apenas demonstra insensibilidade, como mostra que está de barriga cheia. Em outra parte da canção pergunta o vate:_”Você tem fome de que?” A resposta “comida” está antecipadamente descartada.
Embora milhões de brasileiros tenham saído da pobreza nos últimos anos, os afetados pela miséria extrema, não tiveram a mesma sorte. Continuamos convivendo com bolsões de fome tanto no campo como nas periferias das grandes cidades. Ainda existem milhões de brasileiros que não podem se dar ao luxo de querer mais que “só” comida.
Do ponto de vista do deus mercado já não existe comida, alimento. Trata-se de commodities, bolsa de futuros. A fome não entra nos pulcros lugares onde se decide quem vai comer e quem não vai.
O milho americano vira combustível para deleite dos inimigos do combustível fóssil. Alias, virava. Com a quebra da safra de milho, trigo e soja naquele país, os yanques certamente vão importar o produto, que é básico na alimentação de pessoas, especialmente nas Américas, para não quebrar sua indústria de combustível renovável.
Outra questão que ofende o bom senso é o preconceito alimentar muito em voga entre certa parte da população. O vegetarianismo tem-se espalhado entre os bem nutridos. Claro que não há perigo de virar epidemia. Seus difusores, na verdade, não querem que assim seja. Fingem fazer pregação da prática preconceituosa mas na verdade querem que o preconceito seja um estilo de vida de elite.  
Em visita ao Brasil, a Primeira dama americana avisou de antemão que era vegetariana. A pessoa designada pelo Itamaraty para preparar o cardápio do jantar de recepção do casal Obama, resolveu servir uma feijoada de tofu. Imagino que deva ter saído uma mistura intragável mas por decoro a senhora Obama teve de tragar. O piriri que certamente acometeu Michele Obama, foi a verdadeira vingança de Montezuma. O espírito do guerreiro já deve ter se adaptado aos novos tempos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário