domingo, 9 de junho de 2013

O rock and roll do Malafaia


                Pode-se dizer que foi um sucesso a manifestação promovida por Malafaia em Brasília. Numa quarta-feira à tarde reuniram-se mais de 40 mil evangélicos para pagar mico. A estimativa da presença dos crentes no ato público é da Polícia Militar do Distrito Federal. Claro que como em toda manifestação seus organizadores darão outros números. Sempre se fala em 1 milhão de pessoas mesmo que se trate de um batizado ou um velório. Se fosse em Copacabana não sairia por menos de 2 milhões. Mas convenhamos, era gente à bessa.
                Preparados para um conflito, os promotores do evento levaram muitos seguranças que, na falta do que fazer, acabaram expulsando do palco os pastores da Igreja Quadrangular que tentavam colocar uma faixa com o nome de sua seita. A faixa foi confundida com a bandeira do movimento LGBT.
                No mais tudo em paz. Cantores gospel reviraram uzoim em louvor e capricharam nos trinados. Aos pulinhos e com voz de falsete, Malafaia comandou sua turma. Pregou-se contra a legalização do aborto, contra o casamento gay, contra a lei que pune a homofobia. O rock and roll dos crentes.
                Todos os que são a favor de ser contra tudo estavam lá ou apoiaram o ato. Bolsonaro na platéia cumprimentava simpatizantes e sorria. (Bem, sorria é modo de dizer).
                Mas havia pessoas que o olhar distraído poderia considerar como estranhas no ninho. Entre os que acompanhavam as falações (não confunda com felações) de Malafaia e seus blue caps, militantes da agremiação Rede Sustentabilidade, de Marina Silva, coletavam assinaturas para a formalização do partido.
                Também nesse caso não há nada de mais. É assim que se faz política no Brasil: vale tudo. Qualquer aliança, qualquer apoio. Tudo que possa ser usado, é usado. Pedir assinatura de gente que está alinhada com o que há de mais conservador no país também vale, mesmo que a legenda de Marina queira se mostrar como a última bolacha do pacote da modernidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário