terça-feira, 11 de novembro de 2014

Você sabe o que é ter um amor, meu senhor?



Agora ninguém mais assiste televisão quieto. Todos os programas informativos têm seus canais de comunicação com os telespectadores e estes não dão sossego. Basta uma frase, meia frase e os dedos nervosos começam a digitar para comentar aquilo que nem escutaram. Refletir ficou totalmente fora de moda. O negócio é interagir.  Nos programas esportivos esse hábito chega ao paroxismo. Os jornalistas passam grande parte de seu tempo repetindo coisas que foram mal interpretadas por idiotas patológicos hiper interativos.
Bem que outro dia um desses chatos falando sobre a paixão pelo futebol, fez uma comparação desta com a paixão pela mulher. O comentário do apresentador foi óbvio.  Disse o moço que o mundo está cheio de casais divorciados, mas ninguém se divorcia do seu time. Claro, isso só vale para quem tem time de verdade e não para os neo-torcedores brasileiros que deram para inventar paixões pelo Barcelona, pelo Real Madrid, pelo Manchester, pelo Arsenal. Nesses casos o divórcio não é apenas uma possibilidade, como no casamento, é algo tão certo como é certo que o futebol é cíclico e quem está lá em cima vai estar por baixo algum tempo depois.
Essas falsas paixões tendem a terminar tão logo seque o poço dos títulos e das vitórias. Esses que trocam seu time de infância por algum time estrangeiro da moda, fazem o mesmo com as amadas tão logo aparecem as primeiras rugas, as primeiras celulites.  Volúveis em tudo jamais saberão das dores e delícias de uma segunda divisão, de um jejum de títulos. Jamais verão como ela continua linda com aquelas rugas emoldurando os olhos quando ri.
Eu tenho cá minhas paixões, as mesmas desde sempre. Muitas vezes tristes, mas paixões duradouras. A primeira foi o Galo, paixão tão antiga que nem tem data. Esqueci, como no bolero de João Bosco e Aldir Blanc, nosso começo inesquecível. A segunda foi a Seleção Brasileira.
Foi aos doze anos, quase treze, que eu vi Félix, Carlos Alberto, Brito, Piazza e Everaldo;  Clodoaldo, Gerson e Rivelino; Jairzinho, Pelé e Tostão ganharem nosso terceiro título nos gramados do México. Quem os viu sabe do que estou falando. Não havia como não se apaixonar pela melhor seleção de todos os tempos jogando o mais lindo futebol jamais visto e nunca superado. Esse time passou, ficou a paixão. 
Só mais tarde é que soube que uma mulher podia fazer meu coração bater tanto.
Mas agora estou de mal. Não morreu a paixão, mas a vi nos braços de outro. De um outro qualquer.
Logo mais, minha Seleção, minha paixão de menino, vai jogar um amistoso e eu não vou assistir. A seleção vai jogar sob o comando de Dunga, um tipo qualquer.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário