domingo, 27 de março de 2016

A morte de Lucas Arcanjo





            Um policial desde seus primeiros dias de formação na academia de polícia aprende o manejo de armas de fogo. Em países de alta criminalidade como o Brasil, o uso de armas letais por policiais é uma constante. (Aqui me refiro apenas ao uso legal do armamento por parte dos policiais). Lembro de um documentário em que um policial, com a voz alterada eletronicamente e mostrado em imagem escurecida, dizia que na polícia ele só confiava em sua arma. O documentário era sobre tráfico de drogas, corrupção policial e outras mazelas da segurança pública.
            Hoje abro os sítios informativos da internet e me deparo com a notícia da morte por suicídio do policial civil de Minas Gerais, Lucas Arcanjo. Suicídio por enforcamento mediante o uso de uma gravata.
            Lucas Arcanjo era policial ainda na ativa e certamente possuía uma arma. Não creio que sua arma   estivesse fora de uso. Ele já havia sofrido quatro atentados contra sua vida. Num desses atentados ficou em coma e guardava seqüelas. Tal qual o policial do documentário ele certamente só confiava em sua arma.. No entanto,  no momento de dar fim à própria vida optou por uma gravata. Não uma corda, um cabo de aço ou um fio 10. Arcanjo teria se suicidado usando uma gravata.
            Lucas Arcanjo ficou conhecido em todo país por um vídeo que postou nas redes sociais no qual fazia gravíssimas denúncias de corrupção no Detran mineiro. O dinheiro, fruto dessa corrupção, seria para irrigar o caixa dois da campanha de Aécio Neves e de outros tucanos de vistosa plumagem.
            Confesso que nunca dei muita bola para as denúncias de Arcanjo, afinal era só uma pessoa falando sem apresentar provas e desse tipo de denúncia os noticiários de TV e as tribunas dos parlamentos estão cheios do mesmo vazio.
            Arcanjo depôs na Corregedoria de Polícia e, creio, em outras instâncias do poder público. Não sei que tipos de provas apresentou contra Aécio e outros políticos, mas o certo é que ele incomodava. Aliás, Arcanjo não ficava só nas denúncias de corrupção. Agora Arcanjo está morto e certamente haverá quem acredite em suicídio mesmo antes de qualquer perícia. Assim fica mais cômodo tanto para os que querem um herói como para os que queriam vê-lo calado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário