terça-feira, 15 de outubro de 2013

Partidos para vender e alugar


A criação do partido de Marina Silva foi apenas adiada, mas quando for registrado oficialmente o Rede Sustentabilidade, é bem possível que sua idealizadora já não faça mais parte de seus quadros. Marina anda muito irrequieta. Tudo vai depender do desempenho eleitoral do PSB, se é que Marina chega até as eleições nesse partido. Com a nova Marina tudo é possível.
Enquanto Marina Silva tentava criar às pressas seu partido, vimos outras duas novas legendas obterem seu registro: o PROS e o Solidariedade. Com eles chegamos ao incrível número de 32 legendas aptas para disputar eleições e abocanhar as verbas do fundo partidário. Isso sem contar com o precioso tempo de rádio e TV de que disporão para fazer seu comércio.
Desses dois partidos já sabemos o que esperar. O passado de seus fundadores fala por si. Não há um sequer que não tenha transitado por várias legendas. Sabemos de antemão que em nada contribuirão para a democracia nem para a representatividade. Tal qual o partido de Marina, eles nascem para acomodar ambições pessoais, sejam elas eleitorais ou outras ainda menos nobres.
O PROS, bem antes da homologação de seu registro, apresentou o cartão de visitas numa publicação que fez distribuir em Brasília. Dizia o panfleto:_”Insatisfeito com seu partido? Quer sair dele sem perder o mandato? O PROS é a mais nova opção.”
Assim de simples, sem sutilezas que pudessem gerar dúvidas. Um convite às claras ao oportunismo e à burla ao ordenamento jurídico Mas não é só. O PROS não exige apresentação de ficha limpa para quem queira se filiar, nem currículo, nem nada. “É só assinar a ficha”, dizia ao telefone, seu primeiro tesoureiro, Niomar Calazans, aos interessados.
O PROS, cuja figura de proa é o ex-vereador de Planaltina (GO), Eurípedes Júnior, pagou aos coletadores de assinaturas, R$ 0,25 por firma válida. Eurípedes já passou pelo PSL e pelo PRP.
Outra figurinha carimbada do partido recém-formado é Givaldo Carimbão, relator do projeto de lei que instituiu a volta à idade média na política anti-drogas do país. Carimbão deixou o PSB na companhia dos irmãos Gomes (Cid e Ciro) para aderir á nova legenda que tem entre seus quadros a fina flor do reacionarismo religioso.
O PROS vai para o congresso para engrossar a base de sustentação do governo, mas lideranças do partido, ligadas às igrejas neo pentecostais já avisaram que serão independentes quando o assunto for de ordem religiosa ou moral. Claro.

Já o Solidariedade, que tem em Paulinho da Força seu líder e maior expressão, vai para a oposição e deve apoiar a candidatura de Aécio Neves à presidência. Assim como o PROS, o partido de Paulinho já nasce sob suspeita de fraude. Até a assinatura de uma juíza eleitoral está sob suspeição de ter sido falsificada. Ou seja, o Solidariedade começou com o pé direito na política partidária brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário