quarta-feira, 11 de março de 2015

Psol e Daciolo, cada um no seu quadrado



Imagino que antes mesmo de preencher sua ficha de filiação o Cabo Daciolo já tentava converter militantes, funcionários e outros membros do Psol à sua crença religiosa, pois se há uma coisa que não se pode dizer dos religiosos é que eles escondem suas crenças. Pelo contrário. Quanto mais fanático o crente, mais alarde faz das coisas em que crê.
O Psol ignorou o óbvio, aceitou sua filiação e deu-lhe legenda para concorrer à Câmara Federal. Não creio que o tenha feito por ser Daciolo um puxador de votos. Não me parece que essa seja uma prática do partido. Tampouco Daciolo, um iniciante na política, poderia trazer qualquer garantia de grande votação.  Houve, isto sim, por parte do Psol uma supervalorização do movimento dos bombeiros e de suas lideranças.
Daciolo se elegeu, penso, não só pela sua liderança entre os bombeiros ou sua penetração no meio evangélico, mas também puxado pela candidatura de Luciana Genro à presidência e Tarcísio Mota ao governo do Estado do Rio. Não tenho dúvida que Luciana e Tarcisio preencheram o nicho da rebeldia tão caro para uma importante parcela do povo fluminense e que estava vago desde que o PT se aliou ao que há de mais fisiológico e oportunista da política do Rio e Gabeira virou esse tiozão mala da TV dos Marinho. Daciolo, que se rebelara contra a política de arrocho salarial posta em prática pelo governador Sérgio Cabral Filho, foi a reboque das candidaturas da esquerda rebelde.
Pouco mais de dois meses depois de sua posse Daciolo apresentou seu primeiro projeto de lei. Trata-se de uma PEC e propõe alterar o artigo primeiro, parágrafo único da Constituição Federal. Onde se lê que todo poder emana do povo, Daciolo quer que a Carta Magna reze que “todo poder emana de Deus que o exerce de forma direta e por meio do povo e de seus representantes”.
A proposta não é apenas ridícula, é obra do fanatismo religioso que domina nosso parlamento e grande parte da sociedade brasileira.
A direção do Psol disse em nota que após reunião o deputado foi convencido a retirar a proposta que vai contra o princípio do estado laico.
Mas e agora? O que fazer com esse deputado que é capaz de apresentar tal proposta? Esperar que ele diga que homossexualidade é abominação como afirmam seus irmãos de fé? Que ele proponha a leitura da bíblia nas escolas e o ensino do criacionismo? Esperar que ele faça do partido motivo de chacota?  

O Psol errou ao aceitar a filiação do Cabo Daciolo, errou ao dar-lhe legenda para disputar as eleições, mas agora, depois do absurdo projeto de emenda constitucional que vai contra princípios defendidos pelo partido, não pode seguir errando. Está claro que as propostas do Psol e o Cabo Dalciolo são incompatíveis. Um partido que se quer socialista e libertário não pode abrigar em suas fileiras um fundamentalista obscurantista e fanático como Daciolo. Cada um no seu quadrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário