segunda-feira, 18 de junho de 2012

Tovarich Putin







A frase eu ouvi na televisão e era atribuída a Vladimir Putin. “Quem não tem saudade da União Soviética não tem coração e quem quer que ela volte não tem juízo”.
Tenho sempre um pé atrás com tradutores e com jornalistas. Mas fiquei seduzido pela frase. Quero crer na fidelidade da tradução e na atribuição da autoria. Pois, afinal, é aí que reside sua sedução_ no seu autor, o camarada Putin. Não sabia que o ex-diretor da KGB era um frasista. Sequer um frasista ocasional. Sempre penso nele com seu andar de malandro ou envergando seu quimono de judoca. O Putin frasista me surpreendeu.
E veja que há algo de poético no dito pragmático. A frase tem o dom de agradar aos magnatas de hoje e aos velhos comunistas de outrora. Afaga aqueles que sonharam com o socialismo e protege os que lucraram com seu fim. Tem algo de conciliação nacional sem comprometer fortunas nem medalhas.
Dito assim pode parecer que eu quero insinuar que a frase foi pré-fabricada, coisa de marqueteiro para atrair simpatias daqueles que não vêem a menor graça na nova Rússia. Para que? Putin não precisa disso. Se elege quando quer e do jeito que quer. Elege o poste Medvedev. Elege o Czar se lhe der na telha.
A frase me parece sincera. Imagino Putin saudoso dos tempos em que galgava postos na KGB e tinha cabelos. Os dias atribulados da perestroika e da glasnost. Daqueles tempos em que ele mandava prender. (Hoje manda prender e manda soltar, se quiser)
Ouvindo a frase na voz neutra do locutor, fiquei imaginando como soaria em russo. Que aparência  teria escrita em cirílico sobre um papel pardo, a tinta ainda fresca, pregada numa parede, apressadamente, como nos tempos pré-revolucionários. A frase me seduz com sua verdade rude.
Ainda que a notícia não esclareça onde, quando e pra quem a frase foi dita, ela subsiste com sua clareza de desalento, seu tom de desconsolado sorriso, seu humor desencorajador.
O fim da União Soviética tirou algo da alma do mundo, mesmo que esse algo fosse feito de ilusão e voluntarismo. O socialismo que lá se praticou sempre esteve muito longe do socialismo que se quis. Sem embargo, a frase de Putin teve o condão de libertar a envergonhada saudade de quem, um dia, acreditou porque sim.
Na frase do ex-agente da infame KGB, não há a KGB, não há Stalin nem Brejnev, nem Gulags nem trabalhos forçados. Somente a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. E uma saudade.








Nenhum comentário:

Postar um comentário