quinta-feira, 26 de março de 2015

Pobre Marcelo



Vinícius de Moraes era um homem feio. Sua cabeça serviria de molde para os criadores de ETs de Hollywood. Desde sempre calvo, o poeta também ostentava ombros arqueados e uma barriga de Buda de jardim. No entanto foi ele que no poema “Receita de mulher” cunhou o verso “as muito feias que me perdoem, mas beleza é fundamental”.
Lendo o poema sabe-se que a beleza que ele descreve (ou receita) não é a beleza plastificada das capas de revista ou das telas de cinema. Mas o que ficou foi o verso fora do contexto do poema. E todos adoram o verso e o citam quando a ocasião é propícia e se trata de mulheres.
Na página do facebook do Marcelo o verso de Vinícius aparece sobre a foto de capa. Fui até lá por curiosidade, queria ver quem publicara as piadinhas (umas 20 delas) sobre a Graça Foster e que, por vias tortas, vieram parar na minha página da rede social.
O rapaz fizera um apanhado de todas as charges, cartuns e ditos engraçadinhos da Internet que falavam sobre a aparência da ex-diretora da Petrobrás e os publicou. Nada sobre a atuação da engenheira à frente da empresa, nada de sua trajetória profissional, nada sobre sua responsabilidade (ou não) quanto ao escândalo que abalou o país e a saúde da petroleira. Apenas do aspecto físico de Graça Foster tratavam.
No facebook do Marcelo também havia fotos suas e de seus amigos. Todos jovens, na casa dos vinte e poucos anos. Quase todos homens com gostos infantis por jogos de ação da Internet e séries de TV com zumbis e tiroteios.
Pode-se fazer um monte de constatações xeretando o facebook de Marcelo, mas uma coisa chama a atenção: ele é feio, muito feio. Seu rosto está coberto de espinhas, acnes e toda espécie de afecções purulentas. Sua boca enorme, sempre aberta em sorrisos, mostra dentes tortos e curtos. Sua testa começa no meio da cabeça dando mais espaço para as horríveis bolinhas de pus. Nada se pode falar de seu queixo, pois ele não tem queixo. É como se a boca fizesse parte do pescoço curto e grosso. Qualquer um que o visse ficaria com pena de Marcelo. Principalmente porque para Marcelo beleza é fundamental.
Se eu conhecesse o Marcelo evitaria falar de beleza em sua presença. Seria como falar de corda em casa de enforcado. Sem embargo, é Marcelo quem puxa o assunto que lhe é tão desfavorável e faz piada da aparência física de uma senhora.
Talvez Marcelo não tenha autocrítica ou, quem sabe, para ele beleza é fundamental somente para mulheres. Essa visão machista vem varando o tempo e passando de geração em geração com o auxílio dos comerciais de TV e programas “humorísticos”. Agora temos as redes sociais para dar-lhe maior vazão.

Diferentemente de Vinícius, que podia encantar com versos e poemas, Marcelo, pelo que se vê em sua página no facebook, nada tem que fascine. É apenas um rapaz feio e infantilizado que gosta de joguinhos eletrônicos, filmes bobos e piadas de mau gosto. Pobre Marcelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário