quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

O cadáver insepulto de Kátia Abreu



Ao abrir seu sarcófago na manhã de segunda-feira, Kátia Abreu concedeu entrevista e asseverou: “Não há latifúndios no Brasil.” Botei outro Gardenal na vitamina de banana e respirei fundo antes de ir buscar o significado da palavra no dicionário.
Por um momento pensei que estivera chamando urubu de meu louro por anos a fio. Mas não. O significado do vocábulo é aquele mesmo que eu havia aprendido na juventude. O “Aulete” é claro: “Latifúndio – sm – propriedade rural de grande extensão, constituída de terras não cultivada e/ou não exploradas com técnicas de baixa produtividade”. O dicionário Web é minimalista: “Grande propriedade rural”. Outros dicionários da internet e meu velho dicionário de papel da Editora LEP o acompanham no laconismo.
 Está lá, não há dúvida. Latifúndio, para a maioria dos dicionários, é apenas uma grande, vasta, enorme, extensa propriedade rural. De duas uma: ou Kátia Abreu promoveu na calada da noite a reforma agrária ou segue sendo a besta ruralista defensora do escravismo e do extermínio de índios de sempre. Fico com a segunda hipótese.
E como é uma besta não se dá ao trabalho de dar uma olhadinha no censo agrário que aponta haver cerca de 70 mil propriedades rurais no país que estariam dentro do conceito de latifúndio. Claro que sensos, estudos e pesquisas não fazem o gênero de Kátia Abreu. Quando precisa de alguma opinião técnica ela compra uma como já fez para defender suas teses antropológicas.
Essa primeira entrevista concedida por Kátia Abreu como ministra não pode surpreender ninguém. Há tempos que Madame Pamonha anda escrevendo barbaridades nos jornais e proferindo os mais esdrúxulos discursos desde a tribuna do senado. Já escreveu que índio não quer nem precisa de terra. Já disse que não há trabalho escravo no Brasil. Já disse de tudo meses antes de ter seu nome escolhido para comandar o Ministério da Agricultura. Quem escolheu sabia o que estava escolhendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário