segunda-feira, 29 de julho de 2013

Melhor em tudo


                O Prêmio Congresso em foco, que elege os melhores políticos do país, foi ganhando prestígio ao longo de suas edições. Ganhou e dá prestígio. Os senadores e deputados são escolhidos por jornalistas que cobrem o Congresso e os nomes mais votados vão para voto popular pela internet.
                Este ano, quando abri a página de votação para dar meu voto fui surpreendido pelos nomes dos políticos que até o momento lideram a votação. Entre os senadores está Aécio Neves. Ora, esse meu conterrâneo tem fama de tudo, menos a de ser um senador atuante. Desde muito tempo que seus pronunciamentos na tribuna têm o único intuito de alavancar sua candidatura à presidência e nada mais. Não são falas propositivas, é discurso de palanque. E nem é um orador brilhante, sequer passável. Em nenhuma das edições anteriores do prêmio ele teve votação expressiva, mas nesse ano parece ser imbatível. E o que fez o senador mineiro para merecer tamanho apoio dos leitores do sítio informativo? Que eu saiba, nada. É apenas mais um candidato em campanha.
                Mas se Aécio surpreende entre os senadores, é entre os deputados que a surpresa é maior. Liderando com grande vantagem em todas as 9 categorias está Otoniel Lima. Você o conhece? Pois bem , eu não o conhecia, sequer de nome. Mas parece que só eu não conhecia o sujeito. Segundo os eleitores do prêmio ele não é só conhecido como é melhor em tudo.
                Na Wikipédia fiquei sabendo que é militar reformado, mas não é informado de que arma. Na sua página no facebook, seus amigos virtuais o tratam como pastor, e ele cabala votos e dá o link da página de votação do sítio que promove o prêmio. Está filiado ao PRB, mas já freqüentou o PPB, o PL, o PR e o PTB. Tudo isso desde o ano 2000, quando entrou para a política sendo eleito vereador em Limeira, SP.
                Procuro daqui procuro dali e acho uma interessante informação sobre esse incansável deputado que, segundo os eleitores do prêmio, tem se destacado em tudo na Câmara.
                Em escutas telefônicas autorizadas pela justiça o nome de Otoniel aparece em conversas entre lobistas da construtora do Grupo Scamatti e parlamentares. É o negócio de sempre: parlamentares aprovam emendas para obras, os prefeitos contratam a construtora que superfatura e distribui benefícios para os envolvidos. Na investigação do Ministério Público de São Paulo também aparece o nome de Marco Feliciano, mas a reportagem que li não explica qual a participação do deputado da chapinha que na data da escuta ainda não era deputado federal, apenas candidato. Tampouco Otoniel, que era deputado estadual. Ele assumiu seu mandato na Câmara Federal em 2011 valendo-se das sobras de votos de Tiririca. A reportagem original é do SBT que, cá entre nós, não faz um grande jornalismo. Mas a escuta existe e o nome de Otoniel é, sim, citado.
                O sítio Congresso em foco não aceita votos em parlamentares que respondem a processos no STF, mas nesse caso não há como impedir que Otoniel Lima concorra, pois o caso citado ainda não foi enviado à Corte.

                Se você tem interesse em conhecer esse campeão de votos pela internet, vá à página dele no facebook, mas cuidado, a foto do homem é de dar medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário